Quest sobre filme - Uma cidade sem passado
2) O filme “Uma cidade sem passado” mostra a personagem Sonja em busca de informações sobre as memórias do período do III Reich e como a igreja e a cidade se mantiveram integras nesse período. O que a protagonista não esperava é que teriam muitos obstáculos impostos para o desenvolvimento de sua pesquisa, isso por que toda a imagem da sociedade de Pfilzing foi algo construído na tentativa de silenciar as verdades sobre o passado. Pelo que observamos, a construção da memória na trama, não está diretamente ligada ao passado e sim ao presente, isto é, apesar das informações serem provenientes do passado a construção da memória ocorreu por meio dos interesses do presente. Portanto, o filme nos faz pensar que por um lado há a manipulação, por outro há também, o desejo de esquecer. Segundo Pollak (1989)
Relembrar um passado marcado por situações traumatizantes é o mesmo que remexer em uma ferida que ainda não cicatrizou completamente. Sendo assim, o silêncio surge como uma alternativa eficaz para o esquecimento de memórias desconfortáveis ou comprometedoras.
Era justamente o que faziam os moradores de Pfilzing, que mostravam muita preocupação em remexer no passado. Além dos moradores outras instituições sociais desempenharam papéis importantes para a manutenção do silêncio. O Estado, por exemplo, aparece como ferramenta de controle da memória coletiva e para isso tem o apoio principalmente da igreja, reforçando a ideia de que a memória é um instrumento que confere poder. O passado é assim, um campo em