QUEST ES
1. Que pretendia Sócrates com o diálogo?
2. Em que a dialética platônica é diferente do diálogo socrático?
3. Em que consiste o “método dos geômetras” que Platão adota?
4. Que Platão entendia por “ideia”?
5. Quais as etapas do conhecimento segundo Platão?
6. Que significava a reminiscência para Platão?
7. Que representa, na filosofia de Platão, a ideia do Bem?
8. Que relação existe, para Platão, entre filosofia e política?
1. Em seus diálogos, o filosofo procura, primeiramente, despertar consciências, mostrar ao interlocutor que não sabe do que pensava saber, após isso, ele busca fazer com que o ouvinte “construa” suas próprias ideias e fundamentos. O principal objetivo de Sócrates para com os diálogos é o de levar as pessoas ao autoconhecimento através de perguntas e respostas, este método é conhecido como maiêutica, onde Sócrates é o parteiro que auxilia as pessoas a parir o conhecimento.
2. Para Platão, o diálogo não deve permanecer no nível psicológico do embate de consciências, como no diálogo socrático, ele precisa tornar-se um embate entre teses. Até Platão, a filosofia vinha procurando explicar as coisas numa volta atrás: buscando o primeiro princípio ou as primeiras raízes do universo, buscando uma origem no sentido de fundamento, mas também de começo. A dialética platônica caminha noutro sentido. Procura explicar a situação atual do universo e dos seres, não por meio de uma situação anterior, mas por meio de causas intemporais, que explicam sempre por que cada coisa é o que é. Deve ser um método que suba progressivamente do plano relativo e instável das opiniões até a construção de formas mais seguras de conhecimento, rumo à conquista da verdade.
3. O método dos geômetras é um método explicativo que serve para se obter uma forma mais “segura” de um conhecimento. Ele consiste basicamente no seguinte: tendo-se um problema, levanta-se uma hipótese para resolvê-lo; se ela parecer satisfatória, passa-se então a verificar se ela se sustenta a si