Estatistica
GRÁFICO ESTATÍSTICO
Ângela Cristine Alvarenga Santos
SÃO PAULO
2015
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES – UMC
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GRÁFICO ESTATÍSTICO
Ângela Cristine Alvarenga Santos
SÃO PAULO
2015
INDICE
1. Introdução 4
2. Histograma 4
3. Poligono de Frequência 5
3.1 Polígono de Frequência Acumulada 7
4. Setograma 8
5. Ogiva De Galton 9
6. Conclusão 10
7. Referências 10
1. Introdução
O Gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados, cujo objetivo é produzir uma impressão rápida e compreensiva dos Gráficos de Histograma, Polígonos de Frequência, Setograma e Ogiva de Dalton.
2. Histograma
Histograma são gráficos de barras que mostram a variação sobre uma faixa específica. É uma ferramenta que nos possibilita conhecer as características de um processo ou um lote de produto permitindo uma visão geral da variação de um conjunto de dados. A maneira como esses dados se distribuem contribui de uma forma decisiva na identificação dos dados. Eles descrevem a frequência com que variam os processos e a forma de distribuição dos dados como um todo.
O Histograma é usado para verificar o número de produto não conforme, determinar a dispersão dos valores de medidas em peças, em processos que necessitam ações corretivas, para encontrar e mostrar através de gráfico o número de unidade por cada categoria, pré-requisitos para construir um Histograma, coleta de dados e calcular os parâmetros: amplitude “R” , classe “K” , frequência de cada classe, média e desvio padrão.
Exemplo:
3. Polígono De Frequência
Um polígono de frequência é um gráfico que se realiza através da união dos pontos mais altos das colunas num histograma de frequência (que utiliza colunas verticais para mostrar as frequências). Os polígonos de frequência para dados agrupados, por sua vez, constroem-se a partir da