Quest es sobre Hobbes
1) Em que condições, segundo Hobbes, viveriam os homens em Estado de Natureza na Commonwealth?
R:
O estado de natureza em Hobbes está associado de imediato ao estado de guerra em potencial entre os homens. No estado de natureza, segundo Hobbes, todos os homens usufruem da mais ampla liberdade, porém, esta liberdade usufruída é a condição para que os homens entrem em total desacordo mútuo, tendo em vista disparate de suas paixões, movidas por ambição e ganância, fruto dos desejos insaciáveis que partem da natureza humana, querendo tomar posse e posição de tudo, bem como, sobre todos, em reivindicação do seu direito natural de ter tudo que lhe for tangível, riquezas, poder, gloria, com a liberdade de tomar para si, tudo que a força ou a inteligência conseguir tomar.
O grande problema desta condição, é que por maior força ou astúcia que determinados homens tenham para conseguir seus objetivos, tais conquistas sempre estarão em risco, bem como, sua segurança, tendo em vista, que por natureza, todos os homens são tão iguais que a possibilidade de outros homens mais fortes, mais astutos, ou mesmo um grupo de homens, possam submeter-lhe e lhe conferir perigo. É o perigo constante que atordoa os homens no estado de natureza que lhe confere de imediato o Estado de Guerra.
O medo constante presente na cabeça de cada homem, julga as piores intenções nos planos alheios contra si, gerando uma ação de defesa mútua de cada um contra todos os outros, pelo pretenso julgamento de que todos estarão motivados a sucumbir-lhe, o que transforma o Estado de Natureza numa condição de guerra de todos contra todos.
2) Como e por que seria criado o Leviatã e de que modo ele seria representante da multidão que o criou?
R:
Para responder tal pergunta, é preciso ter em mente os preceitos fundamentais da Lei de Natureza, em Hobbes, de que é uma regra geral da razão humana, a busca pela paz, e uma segunda lei derivada da primeira, que um homem concorde, desde que todos
os