Quem tem medo da Hist ria
INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO BRASIL
Nome: Demetrios Tomochigue 2º Semestre Prof. Léo
QUEM TEM MEDO DA HISTÓRIA?
Visão dos Autores
Os autores fazem uma crítica ao ensino de História no Brasil, pois a forma como foi conduzido há décadas não produziu nenhum efeito positivo no povo brasileiro.
Até mesmo entre professores e historiadores o ensino de História vem sendo muito criticado, pois têm advertido que somos um país sem memória.
Infelizmente o Brasil tem uma péssima cultura histórica, pois não respeita suas próprias tradições e não preserva o seu patrimônio cultural.
Os estudantes durante muito tempo não tiveram estímulo para gostar de História, pois a forma maçante como ela era contada, influenciada pela ideologia das classes dominantes e contada de forma manipuladora, somente exaltava os poderosos e omitia as classes populares. Era como se o povo não fizesse parte da História.
Por causa disso, o povo não tem consciência histórica e não se vê como um agente na História, não percebe que ele mesmo pode construí-la.
Porém de algumas décadas pra cá houve uma mudança em relação ao ensino de História no Brasil. Hoje ela é comparada a outras ciências como a Antropologia, Sociologia, Geografia, etc.
Os mestres, hoje, com o advento da democracia conquistaram mais liberdade pra lecionar a História de maneira científica, buscando provas documentais e podendo discutir de forma aberta sobre os problemas sociais ocasionados por diversos fatores históricos.
Reconhece-se também que o estudante de História ou mesmo o Historiador é dotado de experiências, conceitos e ideologias que podem determinar a maneira como ele interpreta determinados fatos históricos, sendo isso sadio à própria democracia, mas que a coerência e a