T1 Cont Internacional
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROFESSOR: FRANCISCO JOSÉ CARNEIRO LINHARES
DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERNACIONAL
ALUNA: ANA MARTA FURTADO XIMENES
TRABALHO INDIVIDUAL (T1)
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS E ORGANISMOS INTERNACIONAIS E NACIONAIS
SOBRAL – CE
2015
Questões Contabilidade Internacional
a) Qual o conceito de Contabilidade Internacional?
Do ponto de vista do Brasil, pode ser classificada em duas vertentes: a da contabilidade estadunidense, cujas regras principais são conhecidas por FAS, organizadas pela entidade civil FASB - The Financial Accounting Standards Board; e as regras de contabilidade organizadas por iniciativa da ONU.
b) Que fatores justificam a necessidade do seu estudo e a adoção dos seus ensinamentos, por parte dos profissionais da contabilidade?
O objetivo central do estudo é identificar, dentro de um conjunto de características, aquelas que melhor explicam a aderência às normas internacionais.
c) O que significa convergência e harmonização e quais os principais tipos de dificuldades encontradas pelos países para a concretização dessas aspirações, no contexto da contabilidade?
A fim de minimizar as divergências internacionais e facilitar a comunicação e comparação das informações contábeis, existe um consenso entre os diversos envolvidos para uma harmonização dos procedimentos contábeis. Portanto, entende-se por harmonização contábil o processo que busca um acordo entre os padrões contábeis internacionais mediante um conjunto comum de princípios preservando as particularidades de cada país. Atualmente tal processo também é conhecido pelo termo convergência.
Dificuldade na consolidação das demonstrações contábeis, no acesso a mercado de capitais, e falta de comparabilidade entre demonstrações contábeis de empresas de países diferentes.
d) O que tem sido feito para que a convergência contábil seja algo concreto e não apenas uma mera abstração?
A principal inovação trazida por esse processo de