QUEIMADURAS
Por volta de 15% de todo peso corpóreo de um adulto corresponde a pele, que é o maior órgão do corpo humano. Sua função é proteger o corpo contra infecções, a perda de água e é o principal regulador da temperatura. É também órgão sensorial para o tato, dor, nos dá a sensação da temperatura e percebe a pressão exercida sobre ela.
Em uma área queimada, temos perda do controle da temperatura, de fluidos orgânicos, de água e da barreira contra infecção.
As queimaduras são lesões causadas no organismo por algum tipo de agente físico e podem ser classificadas em três tipos, sendo eles: térmica, elétrica e química.·.
Queimaduras Térmicas
São as que ocorrem em decorrência do contato do corpo com alguma fonte de calor e são as mais comuns.
Queimaduras Elétricas
São aquelas geradas por algum tipo de descarga elétrica recebida pelo corpo.
Queimaduras Químicas
São aquelas que ocorrem quando o corpo é submetido ao contato com substâncias cáusticas como, por exemplo, ácidos e produtos químicos corrosivos.
As queimaduras recebem uma classificação também quanto ao grau de profundidade do dano causado à pele lesada, que podem ser:
Queimadura de 1°Grau
É aquela que atinge a camada superficial da pele, causando uma vermelhidão e uma ardência no local. Normalmente, são causadas por exposição prolongada ao sol, ou contato rápido com alguma chama, ou objeto aquecido.
Características de uma queimadura do 1º grau:
· vermelhidão de leve a intensa
· a pele fica branca quando pressionamos o local
· não há bolhas
· presença de ardor e aumento da sensibilidade por dois dias
· de 3 a 7 dias pode haver a perda da pele como peeling.
Queimadura de 2°Grau
Caracteriza-se por afetar uma região secundária da pele, entre a derme (superfície exterior da pele) e a epiderme (camada interior da