Queimaduras
Definição
As queimaduras são lesões na pele, provocadas geralmente pelo calor ou pelo frio, mas que podem também ser provocadas pela electricidade, por contacto com certos produtos químicos, por radiações, ou até por fricção.
As queimaduras são classificadas em quatro graus, conforme sua profundidade. * Queimadura de Primeiro Grau * Queimadura de Segundo * Queimadura de Terceiro Grau e * Queimadura de Quarto Grau-
O que fazer em caso de queimaduras?
Para queimaduras de primeiro grau, por exemplo, é aconselhável tomar um banho ou uma ducha de água fria e secar a pele com uma toalha, mas seque com cuidado, a fim de evitar o máximo de contato com a pele (geralmente é muito doloroso).
Em caso de queimaduras de segundo grau, sob em nenhuma circunstância rompa as bolhas ou vesículas, pois elas podem se infectar.
Em caso de queimaduras de terceiro grau ou em alguns casos de segundo grau resumo da deve-se sempre consultar um médico (emergência) o mais rápido possível. No entanto, enquanto espera-se por atendimento, em todos os casos de queimaduras (de primeiro grau, segundo e terceiro) recomenda-se resfriar a queimadura.
O que não se deve fazer?
Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitido. Gelo também não pode.
Furar as bolhas.
Retirar a pele morta
Arrancar a roupa grudada na área queimada
Apertar o ferimento
Convulsão
Definição
Convulsão é um fenômeno electro-fisiológico anormal temporário que ocorre no cérebro (descarga bio-energética)e que resulta numa sincronização anormal da actividade eléctrica neuronal. Estas alterações podem reflectir-se a nível da tonacidade corporal (gerando contrações involuntárias da musculatura, como movimentos desordenados, ou outras reações anormais como desvio dos olhos e tremores), alterações do estado mental, ou outros sintomas psíquicos.
Dá-se o nome de epilepsia à síndrome médica na qual existem convulsões recorrentes e involuntárias,