Queimaduras
Queimadura é toda lesão causada por agentes externos que podem ser: térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Atingem o tecido de revestimento do corpo humano e podem ser classificadas de acordo com sua profundidade e extensão, elas podem lesar a pele, os músculos, os vasos sanguíneos, os nervos e os ossos.
Agentes Físicos: que podem ser de origem térmica, elétrica ou radiação. Temos como exemplos; calor (vapores, objetos quentes ou fogo); Elétricas, materiais energizados ou descargas atmosféricas; Radioativas, raios ultravioletas e materiais radioativos. Agentes Químicos: causadas por substâncias industriais, produtos de uso doméstico, como solventes, soda cáustica, alvejantes ou qualquer ácido ou álcalis. Agentes Biológicos: como por exemplos, taturanas, “água viva”, urtiga. Podendo ser classificadas de acordo com a gravidade da lesão, podem ser de 1º, 2º ou 3º graus. As queimaduras de 1º grau são as que afetam apenas a epiderme, causa vermelhidão e o local fica dolorido; 2º grau atinge a epiderme e a derme, causando dor, vermelhidão e formação de bolhas; já as de 3º grau são as mais graves, pois atingem todas as camadas da pele podendo afetar músculos e ossos, caracteriza-se por pouca dor, neste caso a ausência de dor se dá pela destruição das terminações nervosas.
Utiliza-se a Regra dos Nove para dimensionar a Superfície Corporal Total Queimada (SCTQ).
Cabeça - 9%;
Tronco frente - 18%;
Tronco e costas - 18%;
Membros superiores - 9% cada;
Membros inferiores - 18% cada;
Genitais - 1%.
Para avaliar a gravidade da queimadura faz-se necessário identificar alguns aspectos, são eles:
Grau da queimadura; (1º 2º ou 3º grau)
Percentagem da SCTQ; (segundo a Regra dos Nove)
Localização da queimadura; (parte do corpo afetada)
Complicações que a acompanham;
Idade da vítima;
Enfermidades anteriores da vítima.
Menores: são consideradas as de 1 e 2 graus que afetam uma pequena área do corpo, sem comprometer áreas críticas como: o