Queimaduras
Lesões Músculo- Esqueléticas EMERGÊNCIAS EM: QUEIMADURAS, SAGRAMENTOS, LESÕES E FERIMENTOS.
Queimaduras:
A prioridade no atendimento é prevenir lesões adicionais. Os problemas mais frequentes associados a queimaduras são: Dificuldade respiratória ou lesões nas vias aéreas; lesões musculoesqueléticas; perda de fluidos corporais, contribuindo para o choque; dor, contribuindo para o choque; ansiedade, contribuindo para o choque; edema; infecção decorrente de destruição de tecido cutâneo.
• Atendimento de emergência: deve-se iniciar de imediato, o atendimento de queimaduras térmicas ou por irradiação – de preferência no momento da ocorrência.
Sua prioridade é prevenir danos adicionais á vítima ou a outras pessoas e deter a queimadura. Independentemente do tipo de lesão. Siga as orientações abaixo:
1. Afaste a vítima da fonte da queimadura. Leve-a para longe de um foco de incêndio, de modo que ela não inale fumaça, ou para longe de uma fonte de derramamento químico; se a vítima foi atingida por um raio, leve-a para um abrigo.
2. Elimine a causa da queimadura: apague o fogo, lave as substâncias químicas, etc. Lave a queimadura por escaldadura ou por óleos imergindo a parte afetada em água fria, para interromper o processo de queima; se as roupas da vítima estiverem em chamas borrife o corpo da pessoa com água e remova toda a roupa, joias e sapatos que não estiverem grudados na pele. Role a vítima no chão para apagar as chamas apenas como último recurso; a possibilidade de contaminação da lesão é grande, e infecções são a principal causa da morte entre vítimas de queimaduras.
3. Avalie as funções vitais e aplique o tratamento para as complicações cardíacas e respiratórias. Ajude a vítima de queimaduras imediatamente com respiração, se ela: o Estiver respirando ruidosamente ou tossindo ao respirar o Apresentar cheiro de fuligem ou de fumaça na respiração o Apresentar partículas de fuligem na saliva
4. Ative o SEM o mais rápido possível
5. Continue