Queimaduras em laboratório de química
Um laboratório de química pode ser uma das áreas de trabalho mais perigosas, especialmente quando o laboratório não é tratado com respeito.
Queimaduras:
Definição, lesões na pele causadas por agentes físicos, químicos e térmicos. As queimaduras podem ser causadas por metais incandescentes, fogo, vapores ou líquidos ferventes, substâncias químicas como soda cáustica, ácidos, eletricidades, radiações infravermelho e ultra violeta.
As queimaduras podem ser classificadas quanto a sua profundidade e extensão.
Profundidade:
1° grau, quando a lesão é superficial, provocando apenas a vermelhidão da pele, sem formar bolhas;
2 ° grau, quando provoca a formação de bolhas e apresenta restos de pele queimada soltos;
3° grau, além da formação de bolhas, atinge os músculos e a camada interna do corpo.
Extensão:
É a mais importante, e se baseia na área do corpo queimada. Quanto maior a extensão da queimadura, maior o risco que a pessoa sofre.
Como proceder:
Caso ocorra alguma queimadura leve, é possível a aplicação de pomadas para queimaduras, no entanto, podem ocorrer queimaduras do tipo mais graves, com formação de empolas, ou bolhas, sendo nestes casos, importante a aplicação de solução de bicarbonato a 1% e a procura de um médico, sendo importante a não retirada de roupas ou outros materiais que estejam "colados" no local da queimadura, sendo importante evitar o choque térmico no local. Até a condução do acidentado a um médico é fundamental manter o paciente aquecido.
As queimaduras em um laboratório de química, podem ser de dois tipos diferentes, sendo possível a queimadura térmica e a queimadura química, que pode ser causada por reagentes químicos.
Queimaduras químicas
causadas por ácidos - deve-se lavar o local, imediatamente, com muita água e depois, com solução de bicarbonato de sódio a 1% e depois com água novamente. Nos casos mais sérios, devem fazer um tratamento do local com etano aquoso a 70% e secar o local, aplicando pomada para