Procedimento em situação de emergencia
CAMPUS PONTA GROSSA
PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
PONTA GROSSA
AGOSTO/2011
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS PONTA GROSSA
Coordenação De Engenharia Química
Curso de Engenharia Química
LARISSA APARECIDA DE CASTRO
PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
PONTA GROSSA
AGOSTO/2011
1. INTRODUÇÃO
Todo laboratório significa uma área de riscos. A variedade de riscos nos laboratórios é muito ampla, devido à presença de substâncias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes, inflamáveis, além da utilização de equipamentos que fornecem determinados riscos, como alteração de temperatura, radiações. Esses riscos, no entanto podem ser extintos, ou, no mínimo, minimizados através de um bom gerenciamento, treinamento daqueles que se utilizam do laboratório, além do uso de equipamentos de proteção adequados ao trabalho que se irá realizar. O objetivo das aulas práticas número dois e três foi expor aos alunos do primeiro período de Engenharia Química os procedimentos padrões de utilização do laboratório de química, conhecer quais são os riscos que envolvem sua utilização e como proceder em caso de acidente, bem como a forma de prevenção destes.
2. PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O laboratório pode significar um grande risco para as pessoas que o utilizam. Muitos acidentes podem ser evitadas ou, ao menos, minimizados seguindo-se alguns procedimentos simples para a garantia da segurança do laboratorista.
Em primeiro lugar, todos os usuários devem estar bem familiarizados com a planta do laboratório. As saídas de emergência devem ser conhecidas e se forem mantidas trancadas a chave, estas devem estar em local sinalizado e conhecido por todos de modo que possam ser rapidamente desobstruídas.
A planta de emergência deve ser afixada próxima da porta de entrada do laboratório, em local de fácil visualização, na qual deve estar indicada quais são as saídas de emergência, que