queimadura
O que são queimaduras?
São lesões causadas no tecido através do calor (contato direto com as chamas, brasa, fogo, vapores quentes, sólidos superaquecidos ou incandescentes), por substâncias químicas (ácidos, soda cáustica, fenol etc.), por emanações radioativas (radiações infravermelhas e ultravioletas) ou ainda por eletricidade. Desse modo, as queimaduras podem ter origem térmica, química, radioativa ou elétrica.
As queimaduras são classificadas de acordo com a sua extensão. A gravidade depende mais da extensão do que da profundidade. É mais grave uma queimadura de primeiro de grau em todo o corpo do que uma queimadura de terceiro grau que abranja somente uma extensão.
Com relação a sua extensão, a área de superfície corporal queimada (SCQ) através da regra dos nove de Wallace. Nesta regra, cada braço tem 9% da SCQ, a cabeça outros 9%, tórax 9%, Abdômen 9%, dorso 18%, coxas 9% e pernas 9%, totalizando 99%. O 1% restante é o períneo. Para plantas pequenas, usa-se uma comparação da área queimada com a palma da mão do queimado: equivale a 1% da SCQ.
As queimaduras são classificadas em três graus, conforme sua profundidade.
Queimadura de Primeiro Grau - queimadura superficial, atingindo apenas a primeira camada da pele - epiderme. Caracteriza-se por ser uma queimadura não exsudativa, dolorosa mas que regride em poucos dias. Como exemplo tem a queimadura solar.
Queimadura de Segundo Grau - queimadura mais profunda, causa bolhas (" FLICTENAS ") e é muito dolorosa, porque há a exposição das raízes nervosas que foram atingidas.
Queimadura de Terceiro Grau - queimadura esbranquiçada, tão profunda que atinge os músculos e ossos. Os tecidos ficam negros e sem vida (Necrose) ,não há dor porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor foram também queimadas. Nas bordas de uma queimadura de terceiro grau haverá queimaduras de primeiro e segundo grau.
Queimaduras de segundo