queimada
No Brasil, as regras adotadas são parecidas com as do prisonball americano, onde os jogadores eliminados ficam atrás da linha de fundo do campo da equipe adversária. Esta área nula no Brasil não tem um nome específico, com a mais popular sendo cemitério. Nos EUA possui muitas denominações, dentre elas prisão, de onde vem o nome da variante: "prisonball".
Embora menos conhecido, o dodgeball americano em si também é jogado no Brasil, mas com o nome de "Queimada Maluca"2 . Nesta variante não há a área para os jogadores eliminados, mas eles voltam ao jogo um a um cada vez que algum jogador de sua equipe intercepta um arremesso no ar. Além disso, é jogado com múltiplas bolas.
O Jogo[editar | editar código-fonte]
Material[editar | editar código-fonte]
Uma ou mais bolas similares a de vôlei ou a de polo aquático, feitas de borracha ou couro, de tamanho pequeno ou médio.
Local[editar | editar código-fonte]
O campo possui o formato retangular, sendo dividido ao meio, com uma área ao fundo denominada de "cadeia", "prisão", "cemitério", "campo dos queimados" ou até mesmo
"barra".
É comum aproveitar a marcação de quadras de vôlei para a prática da queimada, com a "cadeia" começando a partir da linha de fundo do vôlei.
Formação[editar | editar código-fonte]
Á vontade, em campo marcado. Mas a nenhum momento de jogo os devidos jogadores podem ultrapassar a linha do campo do adversário.
Número de jogadores[editar | editar código-fonte]
Varia conforme as convenções locais, e no caso de países onde seja levado a sério, varia também de acordo com a quantidade de pessoas.
Regras2 [editar | editar código-fonte]
Preparação
Cada time se coloca num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário sendo denominado de
"cruzar", que não pode "queimar" enquanto esta nesta