Queima de Combustíveis Fósseis
Letícia Ricci
Colégio Objetivo
2ºM
Índice
Índice... 2
Introdução... 3
Principais exemplos... 4
Usos... 6
Formas de obtenção... 9
Principais consequências para o ecossistema... 11
Conclusão... 13
Bibliografia... 14
Combustíveis Fósseis são resíduos de organismos que foram descobertos há milhões de anos. Os mesmos podem ter sido plantas, animais ou até mesmo seres vivos.
Sua formação aconteceu há milhões de anos na Terra, quando organismos mortos afundaram na superfície da Terra. Com o passar dos anos, as camas de rochas e ainda mais terra foram acumuladas em cima dos organismos mortos, até então, Combustíveis Fósseis.
O nome “fóssil” surge pelo longo tempo no qual sua formação demora, milhões de anos. Sendo assim, estes recursos utilizados nos dias de hoje mesmo com sua formação há cerca de 65 milhões de anos.
Os tipos mais usados de combustíveis fósseis estão entre o gás natural (importante fonte de geração de energia), carvão (possui grande quantidade de enxofre) e petróleo (formado por uma mistura de complexos de hidrocarbonetos).
Apesar de existirem vários combustíveis fósseis no mundo para produzir energia elétrica e movimentar veículos, os mais usados e que possuem mais destaque são:
Petróleo: por ser formado por uma mistura completa de hidrocarbonetos, encontra-se impregnado em rochas porosas, em conjunto com o gás natural e a água, sendo estes locais designados jazidas de petróleo.