AQUECIMENTO GLOBAL: ABORDAGEM QUANTITATIVA DA AGUA PRODUZIDA NA QUEIMA DE COMBUSTIVEIS FOSSEIS.
2569 palavras
11 páginas
1. INTRODUÇÃO O efeito estufa é o resultado da ação de vários gases – como o dióxido de carbono (gás carbônico), metano, óxidos de nitrogênio e até vapor de água. Esse fenômeno é natural e essencial para a vida na Terra, pois é o responsável por manter o planeta aquecido durante a noite. Sem ele a temperatura média cairia dos 13°C atuais para -18°C durante esse período (SUPER INTERESSANTE, 2005, p.44).O efeito estufa tem aumentado, devido a maior presença dos gases causadores desse fenômeno, gerando o “aquecimento global”. O dióxido de carbono liberado na atmosfera, pela queima de combustíveis fósseis, antes da Revolução Industrial no século XIX era de aproximadamente 280 ppm (partes por milhão). Nos dias atuais esta marca foi ultrapassada, cerca de 400 ppm foram lançados na atmosfera, devido ao desenvolvimento da tecnologia e da maior dependência do homem pelos carros e produtos industrializados. ( VEJA, 2013, p.94 )
Concentração de dióxido de carbono no Observatório Mauna Loa
FONTE: Instituto Scripps de Oceanografia
A pecuária gera mais gases de efeito estufa (metano, óxido nitroso) do que o setor de transportes, além de degradar o solo e a água, ou seja, a indústria de recursos animais contribui mais para o aquecimento global do que os automóveis (ECO SPY BRASIL, 2007, p.54).
O aquecimento global é um dos maiores problemas ambientais da humanidade (DISCUTINDO CIÊNCIA, 2007, p.34). O aumento dos verões e a diminuição dos invernos é uma das muitas consequências causadas por esse fenômeno. Embora alguns cientistas afirmem que o aumento do número de furacões não se deve ao aquecimento global, sabemos que eles ocorrem devido ao aquecimento da águas dos mares. Coincidência ou não, no último século a temperatura do planeta aumentou 0,7 °C e de alguns anos para cá a intensidade dos furacões tem aumentado., como por exemplo, temos o furacão Katrina que devastou a cidade de New Orleans em agosto de 2005 e o tufão Catarina no sul do Brasil em 2004