Queda Livre
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
FISICA GERAL I
GABRIELA ALBUQUERQUE
MAURICIO OLIVEIRA
JAMMERSON AMARAL RIBEIRO
THAYNÁ FERNANDES
PRISCILA FERREIRA
RELATÓRIO SOBRE PRATICA EM LABORATÓRIO QUEDA LIVRE
I- INTRODUÇÃO
A Física no inicio do seu desenvolvimento era considerada como uma ciência que se dedicava a estudar todos os fenômenos que ocorrem na natureza. A mecânica que e o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados ao movimento dos corpos e a forca que provocam isto e, devido a varias descobertas de matemáticos e físicos ela foi cada vez mais se aprimorando.
Galileu e considerado o introdutor do método experimental na Física, acreditando que qualquer afirmativa relacionada com um fenômeno deveria estar fundamentalmente em experiência e em observações cuidadosas. Estudando a queda dos corpos através de experiências e medidas chegou a seguinte conclusão de que abandonados de uma mesma altura, um corpo leve e um corpo pesado caem simultaneamente, atingindo o chão no mesmo instante isso nos leva a seguinte conclusão que o seu valor e o mesmo para todos os corpos em queda livre, o valor da aceleração da gravidade e aproximadamente g = 9,81.
Queda Livre
E bem conhecido que dois corpos quando soltos caem em direção a Terra com uma aceleração aproximadamente constante. Segundo Resnick Robert e Halliday David (1982 p.44):
‘’O exemplo mais comum de movimento com aceleração (aproximadamente) constante é o de um corpo caindo na superfície terrestre. Desprezando a resistência do ar,verifica-se que todos os corpos caem com a mesma aceleração,em um mesmo ponto da superfície terrestre,não importando seu tamanho,seu peso ou sua constituição;se a altura da queda não for muito grande,a aceleração permanecerá constante durante todo o movimento.Este movimento ideal,no qual são desprezadas a resistência do ar e alguma pequena variação da aceleração com a altitude,é chamado “queda livre” “
II-