Galvanoterapia
TRATAMENTO IONTOFORÉTICO COM DICLOFENACO SÓDICO
Karla Heidemann1
Ralph Fernando Rosas2
RESUMO
A iontoforese é utilizada como intervenção clínica há mais de 40 anos, sendo que os princípios básicos que sustentam essa técnica foram descritos pela primeira vez quase um século atrás. Este recurso de tratamento permite a introdução, a partir da pele e das mucosas, de íons medicamentosos para o interior dos tecidos, utilizando-se para tanto as propriedades polares das correntes contínuas. O objetivo deste trabalho foi comparar a efetividade das correntes galvânica e diadinâmicas para realização da iontoforese com diclofenaco sódico a partir dos diferentes pólos. Esta pesquisa foi um estudo longitudinal onde foram acompanhados 12 pacientes com alguma patologia no joelho, sendo 10 mulheres e 2 homens.
As sessões foram realizadas três vezes por semana, em dias alternados, com duração de 10 minutos para os pacientes tratados com a corrente galvânica e 8 minutos para os pacientes tratados com as correntes diadinâmicas. No total foram realizadas 10 sessões por paciente, sendo que estes foram avaliados e reavaliados em sessões adicionais. Verificou-se com esta pesquisa que a corrente galvânica apresentou maior efetividade para a realização da iontoforese com o diclofenaco sódico e que o pólo onde os resultados foram mais expressivos foi o positivo.
Palavras-chave: iontoforese, corrente galvânica, correntes diadinâmicas, diclofenaco sódico, joelho. ________________________________
1
Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus
Tubarão/SC. E-mail; karla_fit@yahoo.com.br.
2
Orientador temático. Professor Escpecialista do Curso de Fisioterapia da Universidade do
Sul de Santa Catarina, Campus Tubarão/SC.
2
TRATAMENTO IONTOFORÉTICOCOM DICLOFENACO SÓDICO
Karla Heidemann
Ralph Fernando Rosas
ABSTRACT
The object of this paper was that of checking the effectiveness of galvanic currents and