queda livre
520700858520Queda livre
00Queda livre
1168407692390Autores: Joao Ferreira / Pedro Sequeira | | 15 de outubro de 2014950000Autores: Joao Ferreira / Pedro Sequeira | | 15 de outubro de 2014
Índice
Objetivos……………………………………………………………………………………………. Página 2
Introdução Teórica……………………………………………………………………………. Página 3
Material……………………………………………………………………………………………. Página 4
Procedimento…………………………………………………………………………………… Página 5
Observações………………………………………………………………………………………. Página 6
Análise………………………………………………………………………………………Página 7, 8, 9 e 10
Objetivos
1º Distinguir força, velocidade e aceleração; 2º Reconhecer que, numa queda livre, corpos com massas diferentes experimentam a mesma aceleração; 3º Determinar, a partir das medições efetuadas, o valor da aceleração da gravidade e compará-lo com o valor tabelado; 4º Determinar, a partir das medições efetuadas o valor da velocidade imediatamente antes de atingir o solo; 5º Determinar o tempo de queda do corpo.
Introdução Teórica (fundamentação):
Dois atletas com pesos diferentes, em queda livre experimentam ou não a mesma aceleração?
A gravidade é a força que atrai todos os objetos entre si. É a mais facilmente identificável das quatro formas de interação fundamentais (as restantes são as interações nucleares, fraca e forte, e o eletromagnetismo).
A aceleração da gravidade (g), sem a resistência do ar, de um objeto em queda livre, em direção ao centro de um planeta é diretamente proporcional à massa do deste e inversamente proporcional ao quadrado da distância, isto é, a aceleração da gravidade é tanto maior quanto mais massa tiver o planeta e quanto menor for a distância a ele. O valor da aceleração da gravidade na Terra é de 9,8 metros por segundo (m/s).
Qualquer corpo situado no interior do campo gravítico terrestre encontra-se submetido à ação da força da gravidade.
A gravidade é uma força constante, vertical dirigida para o centro da Terra.
A força gravítica provoca sempre a