queda livre
1. Introdução
Se não houvesse a resistência do ar, todos os corpos, de qualquer peso ou forma, abandonados da mesma altura, nas proximidades da superfície da Terra, levariam o mesmo tempo para atingir o solo. Esse movimento é conhecido como queda livre. O movimento de queda livre é uniformemente acelerado. A trajetória é retilínea, vertical e a aceleração é a mesma para todos os corpos, a aceleração da gravidade, cujo valor é, aproximadamente, g=9,8 m/s2.
Obs.: Quando é feito o experimento o tempo de reação foi de 0,25 segundo, e a gravidade g=9,8 m/s2.
2. Objetivo
Estudar o movimento de um corpo em queda livre .
3. Metodologia
3.1. Material Utilizado:
• Uma Bola.
.
• Trena:
Em aço, ~ 5 mm . • Cronômetro
3.2. Métodos:
O Método usado no experimento foi um aluno que mantém suspenso uma bola (Basquete). Quando dado sinal do mesmo o outro aluno aperta o botão do cronômetro, o aluno solta a bola em queda livre do corpo . Na plataforma (Foi usado um estrutura de um andar). No solo estarão um aluno segurando o cronômetro com a uma distância 4 metros da plataforma, Quando o corpo atingir o chão,o aluno para o cronômetro obtendo o tempo de queda .
Obs.: Foi preciso ser marcado cinco tempos para o experimento. 4. Calculo :
T = 1 s. 0,96 s.Media do tempo = 0, 948 s. Tirando o tempo de reação 0,25 . 1 s. H= g.tg2 / 2 = H = 9,8.0,6982 0,91 s. H = 9,8.0,487 / 2 0,87 s. H = 4,772 / 2 H = 2,38 m.
5. Conclusão:
Conclui-se que queda livre o descida que os corpo realizam no vácuo ou quando desprezamos a resistência do ar. O que difere o lançamento vertical da queda livre é o fato da velocidade inicial no primeiro ser diferente de zero. No caso da queda livre só poderemos ter movimentos no sentido de cima para baixo, no caso do lançamento vertical poderemos ter movimentos em ambos os sentidos, ou seja, de cima para baixo ou de baixo para cima.