queda livre
TRABALHO DE FÍSICA EXPERIMENTAL I
Queda livre
Curso: Engenharia mecânica
Professor: Thiago Alvarenga
Alunos: Igor Dantas e Lucas Oliveira
Matricula: 201402167687 / 201401058434
Introdução
A velocidade terminal é a velocidade máxima que pode ser atingida por um objeto que se mova através de um fluido (gás ou liquido) quando está sujeito a uma determinada aceleração. À medida que a velocidade do objeto aumenta, aumenta também a intensidade das forças que resistem ao movimento. Atinge-se a velocidade terminal, quando as forças resistentes equilibrarem, exatamente, a força aplicada que originou a aceleração do objeto. A partir do momento que a força resultante é nula deixa de haver aceleração. Por exemplo, um objeto que através do ar atingirá a velocidade terminal e deixará de acelerar sob a influência da gravidade, quando a resistência do ar é igual ao peso do objeto. Os paraquedas são feitos pra aumentar a resistência do ar, de forma que aceleração da pessoa ou objeto em queda cesse mais rapidamente, limitando assim a velocidade terminal em um nível seguro.
Leis de Newton
As leis de Newton constituem os três pilares fundamentais do que chamamos Mecânica Clássica, que justamente por isso também é conhecida por Mecânica Newtoniana. 1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia
Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade vetorial é tangente a trajetória.
Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento.
Estes e vários outros efeitos semelhantes são explicados pelo princípio da inércia, cujo enunciado é:
"Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em