Metodologia de pesquisa
NBR 10520:2002
1- A norma “NBR 10520:2002”, tem a função de apresentar o formato-base para utilização de citações em documentos nos quais estão vigentes as normas da ABNT.
2- As citações com mais de três linhas devem estar margeadas à 4 cm da margem esquerda normal, além de estarem com a letra menor que a do texto normal e sem a utilização de aspas.
3- As notas de referência são utilizadas no destaque de alguma parte do texto, nas quais são apresentados dados sobre os autores e/ou obras referentes à informação devidamente utilizada no documento. Por outro lado, as notas explicativas têm a função de ampliar alguma informação presente no texto, seja através de outras informações ou seja através de apresentação de algum texto complementar.
4- Ambos os sistemas têm a função de organizar as indicações da fonte. O sistema numérico utiliza-se de algarismos arábicos, sendo estes uma numeração única e direta, a qual será remetida à uma lista de referencias posicionada ao final do capitulo ou ao final do trabalho. Já no sistema autor-data, essa indicação é feita remetendo-se ao nome e sobrenome do autor, ou pela primeira palavra do título com reticências, ou pela indicação do titulo, se este iniciar por artigo.
5- a) A citação é nada mais que uma referência a um dado ou informação que foi extraído de uma outra fonte senão a aquela presente no texto.
b) A citação direta é a reprodução igual de parte de uma outra obra, na qual o autor foi previamente consultado.
c) Os textos construídos com base em outra obra de outro autor definem o que vem a ser a citação indireta.
d) A citação de citação se define pela alusão direta ou indireta a uma fonte, em que não houve acesso direto ao texto original.
6- A expressão “apud” possui alguns significados como, por exemplo: conforme, citado por e segundo. Essa expressão pode ser utilizada ou no próprio texto, numa nota de referência após uma frase ou numa nota de rodapé.
NBR 6028:2003
1- A função da normal