Queda livre
Todo corpo material ao nosso redor começa a se mover em direção ao solo, quando é liberado livremente do estado de repouso. Este movimento é causado por uma força que atua no corpo chamada gravidade. A direção inicial da queda é dada como verticalmente para baixo e a direção perpendicular a esta é a horizontal.
Quando seguramos um objeto em nossas mãos, sentimos que estas são puxadas para baixo por causa de seu peso. A sensação de peso é causada pela força da gravidade agindo no objeto.
A força da gravidade não atua somente em corpos em repouso mas também em movimento. A velocidade de um corpo em queda aumenta com o tempo, mas quando este é lançado para cima, diminui com o tempo. Isto ocorre porque a força da gravidade está agindo nos corpos na direção vertical e no sentido de cima para baixo, independentemente da direção do movimento. Se um corpo é lançado horizontalmente sua velocidade horizontal não é afetada pela gravidade, mas sua altura diminui com o tempo do mesmo modo de quando ele é liberado do estado de repouso.
Sabendo-se que se a Terra fosse uma esfera uniforme a força a aceleração da gravidade seria uma constante, mas a gravidade varia de acordo com a variação da densidade da Terra. Sendo assim levamos sempre em consideração a altitude e latitude da região onde será realizado o experimento. Tendo em vista que a altitude é a medida do angulo da terra, de acordo com o Meridiano do Greenwich e a latitude é o ângulo entre o plano do equador à superfície de referência. A latitude mede-se para norte e para sul do equador, entre 90º sul, no Pólo Sul e 90º norte, no Pólo Norte. A latitude é à distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich, esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul. Objetivo da Experiência
Este experimento teve como objetivo a análise do movimento vertical uniformemente variado.
Material Utilizado
Esfera metálica; régua-zebrada; balança semi-analítica;