Queda Livre
CAMPUS CATALÃO
Departamento de Física
Laboratório de Física
Relatório I – Queda Livre
Catalão, 2013.
Laboratório de Física I
Queda Livre
Catalão, 2013.
Introdução
Objetivos
A prática tem como objetivo observar a relação entre as grandezas altura e tempo e medir a aceleração da gravidade do local durante a queda livre de uma esfera com diâmetro conhecido.
Considerações Teóricas
Sabe-se da importância dos conteúdos científicos proporcionados pela disciplina de Física Experimental, na formação acadêmica como também as suas inúmeras aplicação no cotidiano; o presente trabalho pretende apresentar e descrever algumas medições, da queda livre de uma esfera metálica, relacionando com a altura e também com o tempo. Será também apresentado o tratamento de dados envolvidos, tendo como objetivo a construção de gráfico (aceleração x tempo), determinação dos coeficientes A e B, aceleração da gravidade e o desvio percentual.
Queda livre se caracteriza pelo movimento vertical, na superfície da terra que possuem influência da força peso. Neste contexto os corpos se movem com a mesma aceleração constante de módulo g = 9,81 m/s2 sendo que g é o módulo de uma grandeza vetorial.
O deslocamento vertical no movimento de queda livre é dado pela equação 1: y = y0 + vo t + gt2 (1)
Sendo que: y0: altura inicial do corpo v0: velocidade inicial do corpo g: aceleração da gravidade t: tempo de queda
Entretanto, é necessário considerar que o objeto parte do repouso pois se trata de uma queda livre. Assim verifica-se a altura inicial do corpo é zero, tendo este como referencial adotado, tem-se a equação 2: y = gt2 (2)
Verifica-se que o deslocamento do corpo e o tempo de queda não é linear, portanto pode-se calcular o valor da aceleração gravitacional a partir da equação 3: g = (3)
Quando são realizadas várias medidas experimentais da mesma grandeza física, nas