Quebrando o tabu
O filme inicia através de uma linha do tempo representando o surgimento da maconha. É um documentário que aborda o tema “drogas”, mas não é parcial e defende a descriminalização da maconha. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o protagonista, que viaja o mundo sendo entrevistado e entrevistando pessoas.
Quebrando o tabu e os capítulos III e IV do Livro introdução ao estudo do direito
O filme é um documentário onde oex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o protagonista, que viaja o mundo entrevistandoesendo entrevistado por diversas pessoas, FHC diz que tem estudado o tema da maconha, mas não parece ter muita idéia do que está falando. Ele confessa, no início do documentário, que errou em sua política de drogas quando foi presidente.
As entrevistassão feitas a pequenos traficantes de drogas presos, viciados e ex-viciados, o Doutor Dráuzio Varella, Paulo Coelho, um empresário americano que perdeu a filha, morta de overdose, e principalmente ex-presidentes como os americanos Clinton e Jimmy Carter, o colombiano César Gaviria e o mexicano Ernesto Zedillo, além do escritor Paulo Coelho e do Ator mexicano Gael García Bernal.
Falam mais livremente do tema, defendendo uma descriminalização do uso de todas as drogas, como acontece agora em Portugal, ou somente da maconha. Os ex-presidentes, assim como Fernando Henrique, possuem uma maior liberdade para falar, uma vez que não estão mais em ação como comandantes de um Estado.
No transcorrer do filme nota-se o processo adaptativo externo do usuário de drogas licitas e ilícitas ao meio onde vive, o comportamento muda de acordo com a repressão ou o liberalismo. Já a adaptação interna, é potencializada de acordo com o tipo de droga usada, e a forma com que se usa tal como é exposto no documentário.
Na década desessenta, os EUA declararam guerra às drogas, seus políticos conservadores, diretamente incomodados com a onda libertadora dos movimentos jovens, com oshippiese sua busca de uma