Pontes rolantes
O que e fundição?
É o processo de fabricação de peças metálicas que consiste essencialmente em encher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. A fundição é um processo de fabricação inicial, porque permite a obtenção de peças com formas praticamente definitivas, com mínimas limitações de tamanho, formato e complexidade, e também é o processo pelo qual se fabricam os lingotes.
O que e o lingote? “Lingote” é o nome técnico para designar uma barra de metal. Normalmente são usados no caso dos metais nobres, para o ouro, prata e platina. O processo de produção é muito simples: uma determinada quantidade de metal é aquecida até a uma temperatura superior ao seu ponto de fusão. Depois, é colocada em moldes, geralmente com a forma de barra ou bloco e acaba por tomar essa mesma forma. Isto é feito para facilitar o manuseamento e armazenamento do metal em questão. É a partir do lingote que se realizam os processos de conformação mecânica para a obtenção de chapas, placas, perfis etc.
Vantagem das peças fundidas.
1- Podem apresentar variadas formas e tamanho desde o mais simples as mais complexas.
2- Podem apresentar dimensões limitadas somente pelas restrições das instalações onde serão produzidas.
3- Podem ser produzidas em variados padrões de acabamento e tolerância dimensional (entre ± 0,2 e 0,6 mm).
4- Possibilita economia de peso, pois permite a obtenção de paredes com pequenas espessuras.
Historia da fundição.
A palavra fundição é usada para o processo enquanto o produto denomina-se fundido. O processo de fundição é a manufatura de objetos metálicos (fundidos) fundindo o metal, vertendo este no molde (caixa de areia), e permitindo o metal fundido se solidificar como um fundido cuja forma é uma reprodução da cavidade do molde (caixa de areia). Este processo é realizado em fundições, que podem ser de materiais ferrosos ou não ferrosos.
Sempre que se fala em fundição, as