Que concepção de amor predomina na lírica de Vinícius de Moraes?
Durante as décadas de 1960 e 1970 - no embalo do crescimento da indústria cultural que se espalhava por todo país - o nome de Vinícius, sobremodo junto ao público jovem, tornou-se uma espécie ícone da liberação amorosa e da qualificação poética da canção popular. As poesias de Vinicíus de Moraes falam ao coração de todas as gerações, são atuais em qualquer tempo, pois ele descobriu um jeito unico de falar da vida, das pessoas e do amor, encantando e envolvendo o leitor. Em 1943, publica Cinco Elegias, nesta obra o escritor se aproxima mais com os temas simples da vida, explora com sensualidade o amor e a mulher.
2) Como Murilo Mendes alia religiosidade a uma visão surrealista?
Convertendo-se ao catolicismo, escreveu "Tempo e Eternidade" em parceria com Jorge de Lima, com o intuito de "restaurar a poesia em Cristo". Essa renovação da literatura cristã já vinha sendo trabalhada com outros poetas, como Augusto Frederico Schimidt, Vinícius de Morais e outros, com raízes neo-simbolistas francesas. Mas foi Murilo Mendes quem tomou a posição mais radical nessa manifestação literária aqui no Brasil, ele conciliou a "poesia religiosa com as contradições do eu, com a preocupação social e com o sobrenatural surrealista".
O poeta mostra uma visão particular de religiosidade, unindo senso prático de vida(democracia, erotismo e socialismo) à arte. Em sua visão religiosa de mundo, os opostos como finito/infinito, matéria/espírito, visível/invisível não se excluem, mas confundem-se no corpo místico (Deus) passando apenas por uma experiência terrestre.
3) Quais são os traços característicos da poesia de Jorge de Lima?
Entre as principais características das obras de Jorge de Lima está o atrelamento ao sublime e do vulgar, do universal e do regional, do tradicional com o novo. Estes elementos são o reflexo de um artista de múltiplas faces em eterna mudança, que utilizou estilos como o religioso, o