Quase Pronto Cimento
O cimento Portland é um aglomerante hidráulico obtido através da mistura homogênea de clínquer, gesso e adições. O cimento começou a ser utilizado no Antigo Egito a partir de uma mistura de gesso calcinado.
No ano de 1756, o inglês John Smeaton consegue obter um produto de alta resistênciapor meio de calcinação de calcários moles e argilosos. Já em 1818, o francês Vicat alcançou resultados semelhantes aos de Smeaton, sendo assim considerado o inventor do cimento artificial. Por fim, em 1824, Joseph Aspdin notou que ao queimar pedras calcárias e argila era formado um pó fino e que após secar a mistura endurecia e não dissolvia em água. Este composto foi patenteado por Aspdin como cimento Portland, pois apresentava propriedades semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
Este trabalho consiste em apresentar as propriedades do cimento Portland, incluindo os tipos e aplicações, a obtenção de matérias primas, os métodos de fabricação, a composição química e a normatização.Assim, tem por objetivo principal identificar as diferenças entre os tipos de cimento encontrados no mercado atual.
2. FABRICAÇÃO DO CIMENTO
A fabricação do cimento é divida em várias etapas e depende, principalmente do calcário, argila, minério de ferro e gesso. A primeira etapa envolvida nesse processo é a exploração das jazidas feita através de explosivos, em seguida o material passa pelo britador com o objetivo de reduzir o tamanho da matéria extraída em grão menor ou igual a 25 mm. Amostras do material são recolhidas para análises de qualidade e o calcário recebe algumas correções complementares de argila, quartzito e minério de ferro. O material britado é normalmente transportado para a fábrica. Geralmente as empresas que realizam a fabricação do cimento estão localizadas próximas aos lugares de retirada das jazidas, pois isso facilita todo o processo.
Outra etapa importante é a moagem do composto no moinho de farinha ou cru, o material resultante é