QUANTO VALE OU É POR QUILO E TRE
CURSO DE GADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Karol Fernandes, Sâmara Paes
“QUANTO VALE OU É POR QUILO?”
UMA BREVE DISCUSSÃO
Petrolina-PE
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Karol Fernandes, Sâmara Paes
“QUANTO VALE OU É POR QUILO?”
UMA BREVE DISCUSSÃO
Trabalho apresentado ao Prof. Daniel Espíndola, como requisito parcial para aprovação na disciplina Fundamentos da Psicologia Comunitária, do VII Período curso de Psicologia.
Petrolina - PE
2013
“QUANTO VALE OU É POR QUILO?”
UMA BREVE DISCUSSÃO
Antes de fazer uma abordagem direta ao filme “Quanto vale ou é ou por quilo?” de Sérgio Bianchi, faz-se necessário ater ao que compreende a Psicologia Social Comunitária e logo depois buscar relacionar o conteúdo cinematográfico com o que foi estudado e discutido didaticamente durante as aulas da disciplina de Fundamentos da Psicologia Comunitária. Dentre as principais áreas da Psicologia encontra-se a Psicologia Social que está voltada para as relações interpessoais, como os conflitos, as influências, as hierarquias, as relações de poder, violência entre os outros. Nesse sentido, ela busca a compreensão e explicação dos fatores psicológicos da vida social do sujeito, tais como, as representações sociais, a identidade, os valores éticos e morais, estereótipos e alienação.
É importante ressaltar que o individuo/ sujeito não pode ser compreendido como um ser passivo na sua história social, mas um ser que é produtor e produto nas suas relações sociais. Isso pode ser perceptível na afirmação de Lane & Codo (2006), onde destacam que: “O indivíduo sujeito da história é constituído nas suas relações sociais e é, ao mesmo tempo, passivo e ativo (determinado e determinante.” (pág.40).
Nessa área da Psicologia Social encontra-se o campo da Psicologia Social Comunitária que, segundo