Introdução do Filme Escritores da Liberdade
R2 ARTE
Caroline Helena Arantes Pinto
Diversidade em questão: aproximações pedagógicas
Pederneiras - Rio Claro
05/2013
INTRODUÇÃO
Este relatório e análise são baseados no filme Escritores da Liberdade onde a atriz principal Hilary Swank atua envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, ela é uma professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes.
Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Baseado no filme, vamos analisar e argumentar sobre o conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com Vygotsky (1994) mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, “puxando” dela um novo conhecimento. “Ensinar o que a criança já sabe desmotiva o aluno e ir além de sua capacidade é inútil”, diz Teresa Rego.
A base da teoria de Vygotsky está no interesse em se explicar como se formaram, ao longo do tempo, as características tipicamente humanas de seu comportamento e como elas se desenvolvem em cada indivíduo. Nesta parte pode se citar o começo do filme onde as etnias são separadas como gangues de grupos diferentes, isto é a vivencia de cada um desde pequeno, desde que foi criado. Sua cultura não deixa que eles conheçam novas, e por essa razão começa então o preconceito de cada indivíduo, julgando cada um como certo ou errado.
Percebe-se, então, a importância de estímulos no ambiente; ambiente este que está cercado por pessoas que servirão de mediadoras no caso a escola como o papel de
fundir