quantitativa
O objetivo de uma pesquisa positivista é, justamente, explicar a ocorrência de um determinado fenômeno. Pode-se dizer que a organização e o seu ambiente, interno e externo, é o principal objeto de estudo da administração. Contudo, não podemos esquecer que as organizações são compostas por pessoas, a administração tem basicamente três objetos de estudos: as pessoas no contexto organizacional, as organizações propriamente ditas, e as relações entre as organizações e seu ambiente.
As pesquisas em administração que utilizam uma metodologia quantitativa, ao que se observa, muitas vezes acabam por suprimir a devida importância das pessoas nas empresas, fazendo com que alguns vieses sejam facilmente identificados.
1.3 Pesquisa Quanti-Qualitativa em Administração
Essa pesquisa tem sido desenvolvida em poucas áreas como educação, sociologia, psicologia e ciências da saúde, portanto, este artigo que busca discutir o emprego em administração se torna relevante. Sob o paradigma quantitativo, um fenômeno só pode ser mensurado objetivamente usando instrumentos específicos que contribuem para o distanciamento e independência do pesquisador em relação ao objeto de estudo
Nas pesquisas quantitativas, as teorias e hipóteses são testadas na relação causa e efeito e os conceitos e variáveis são escolhidas antes do estudo começar.
“Se por um lado, os pesquisadores das ciências naturais e exatas se mostram avessos às metodologias qualitativas, por outro, os cientistas sociais começam a criticar o enfoque