Herança Quantitativa
QUANTITATIVA
Data: 16/09/2015
Turma: 334
Nomes: Cleudir, kêtrin, Eduardo
Cor da pele
Herança quantitativa ou poligênica é um tipo de herança genética, Possui esse nome (quantitativa) porque o fenótipo é determinado, pela quantidade que um indivíduo apresenta um tipo de gene expressivo.
Segundo Davenport, a cor da pele na espécie humana é resultante da ação de dois pares de genes (AaBb), sem dominância. Dessa forma, A e B determinam a produção da mesma quantidade do pigmento melanina e possuem efeito aditivo. Logo, conclui-se que deveria existir cinco tonalidades de cor na pele humana, segundo a quantidade de genes A e B. A cor da semente do trigo, cor dos olhos, cor da pele, altura, peso, são características de origem poligênica. Entretanto, vale ressaltar que estas características sofrem forte influência do ambiente, alterando o fenótipo.
Herança Quantitativa
Negro
AABB
Mulato Escuro
AABb – AaBB
Mulato Médio
Aabb – aaBB – AaBb
Mulato Claro
Aabb – aaBb
Branco
Aabb
Cor dos olhos
Muitos ainda tratam erroneamente essa característica genética como um tipo de herança mendeliana simples, cuja ocorrência é influenciada por um único par de genes associados com a produção de olhos escuros e claros.
Essa explicação, não mostra como surge toda a variedade de cores presentes nos olhos e não esclarece por que pais de olhos castanhos podem ter filhos com olhos castanhos, azuis, verdes, ou de qualquer outra tonalidade. A cor dos olhos é uma característica cuja herança é poligênica, um tipo de variação contínua em que os alelos de vários genes influenciam na coloração final dos olhos. Isso ocorre por meio da produção de proteínas que dirigem a proporção de melanina depositada na íris. Outros genes produzem manchas, raios, anéis e padrões de difusão dos pigmentos.
Em relação ao padrão de cor dos olhos em humanos, sabese que existem os genes GEY e