Herança Quantitativa
RELATÓRIO SOBRE HERANÇA QUANTITATIVA
Docente Responsável: Antônio Rogério
Thayane Rafaela Maia Nº30
3 ANO A
São Carlos, 2014
Sumário:
1. Introdução...............................................................3
2. Objetivo...................................................................3
3. Discussões..............................................................3, 4, 5 e 6
4. Conclusão...............................................................6
5. Referências Bibliográficas.......................................6 e 7
1. Introdução
A herança quantitativa (ou herança poligênica) é um caso especial da interação gênica, em que dois ou mais pares de genes participam com segregação independente, resultando em um efeito cumulativo de vários genes envolvidos, cada um contribuindo com uma parcela para a formação da característica.
A cor da semente do trigo, cor dos olhos, cor da pele, altura, peso, produção de leite de gado, etc., são exemplos de características que são de origem poligênica, entretanto as mesmas sofrem forte influência do ambiente, o que aumenta ainda mais a gama de variação fenotípica.
Os genes que participam da herança quantitativa são denominada polígenes, e cada um contribui com uma parcela no fenótipo. Cada par de polígenes pode estar localizado em um par de cromossomos homólogos.
2. Objetivo
O objetivo desse relatório é conceituar herança quantitativa, definir alelos efetivos ou aditivos e explicar o triângulo de Pascal.
3. Discussões
A cor da pele humana
Segundo Davenport (1913), a cor da pele na espécie humana é resultante da ação de dois pares de genes (AaBb), sem dominância. O modelo mais simples para explicar a herança da cor da pele na espécie humana classifica as pessoas em cinco fenótipos básicos: negro, mulato-escuro, mulato-médio, mulato-claro e branco. Um dos alelos de cada par (Aa e Bb) seria mais ativo na