Heran A Quantitativa
Também conhecida como herança poligênica ou multifatorial ou polimeria, importando a quantidade de genes que você tem. Nós podemos observar este tipo de herança basicamente em a cor da pele, cor dos olhos, altura, ao peso, Tais caracteres, cuja variação é quantitativa, são conhecidos por caracteres métricos. O estudo da herança quantitativa adquire grande importância por constituir a base do melhoramento genético em animais e vegetais.
Imagem retirada da página: http://www.neilopes.blogger.com.br
Imagens retiradas das páginas: http://sonheicontigo.no.sapo.pt/Os_Meus_Poemas/Do_Teu_Olhar/do_teu_olhar.jpg e http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/olho_azul.jpg
Imagem retirada da página: http://www.jblog.com.br/media/9/20060614-gordo.gif
Em relação à cor da pele nos podemos representar cinco fenótipos diferentes: o branco, o mulato claro, o mulato médio, o mulato escuro, negro. Em relação a esses fenótipos o que vai variar é a quantidade de genes que vão acrescentar a mais melanina, nós podemos representar, portanto conforme a tabela que se apresenta abaixo.
Herança Quantitativa: É um evento especial onde o fenótipo é condicionado por dois ou mais pares de alelos. Em cada um deles, há um alelo aditivo e outro indiferente ou não-aditivo.
Cada alelo aditivo presente em um indivíduo determina o aumento da intensidade da expressão do fenótipo, não importando de qual par é esse alelo aditivo. Os alelos nãoaditivos não acrescentam nada na expressão do fenótipo.
Dois ou mais pares de genes apresentam seus efeitos somados, em relação a um mesmo caráter, de maneira a ocasionar a manifestação de um fenótipo em diferentes intensidades.
Geralmente está relacionada a fenótipos que sofrem variação gradativa, como peso, altura, cor da pele na espécie humana.
Exemplo: A coloração da pele humana é condicionada por dois pares de genes que produzem a melanina, pigmento escuro cuja quantidade determina a cor da pele.
Podemos, simplicadamente, considerar que dois pares de genes