Quando o lazer vira trabalho
Pesquisa realizada com a Invernada Juvenil do Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo
XI Juvenart - 2013
Período da Pesquisa: Final de Julho à meio de Agosto
Primeira visita: 19 de Julho de 2013
Chegamos no local por volta das 18 e 45 horas para observarmos o grupo social que ali se formava. Eram adolescentes de 13 a 18 anos de idade, alguns acompanhados dos pais e ali podia-se observar a formação de dois grupos sociais diferentes: de um lado os adolescentes e do outro os pais.
Os adolescentes falavam de assuntos cotidianos e também do seu nervosismo, pois o Juvenart estava próximo. O Juvenart é a competição estadual onde os grupos juvenis apresentam suas danças e as chamadas coreografias, que são danças baseadas em um tema relacionado a tradição e o folclore gaúcho. Eles falavam animadamente deste evento que ocorreria nos dias 2, 3 e 4 de agosto.
Os pais falavam também de assuntos cotidianos embora o assunto principal fosse o Juvenart. E enquanto os adolescentes se preocupavam com as possíveis danças que seriam sorteadas, os pais se preocupavam com a parte estrutural da apresentação, que seriam os acessórios, roupas, uma vez que o evento ocorreria em Santa Maria na região central do estado.
O ensaio começou as 19 horas com a chegada do Instrutor. Nesse momento percebeu-se uma mudança na atmosfera do local, o nervosismo e a preocupação por parte dos dançarinos deu lugar à concentração por parte dos mesmos. O ensaio seguiu-se até as 23 horas e nesse momento o instrutor e as coordenadoras (mães que ficam responsáveis pela parte administrativa, organizacional e técnica do grupo) reuniram o grupo em um círculo. O instrutor conversou sobre o rendimento do ensaio e as coordenadoras passaram os recados gerais. Após isso, o grupo todo juntamente com o instrutor e as coordenadoras rezaram.
Percebe-se nesse momento a forte presença religiosa e devota do grupo, já que ao final da oração pode-se ouvir “Nossa Senhora de Caravággio, Rogai por nós”.