Texto festar, cultura
O objetivo central do texto analisar e conceituar o universo festivo. Tematiza-se a festa como um evento cultural do lazer, refletindo sobre os sentidos, usos e significados da variedade e complexidade de ações festivas. 2 – Responda as perguntas:
a) Qual é a relação entre festa e espetáculo?
A festa pode ser um espetáculo com múltiplos significados, que dependem das intenções, atribuições e práticas, podendo ser compreendido de diferentes formas. Ela deixa de ser festa e vira espetáculo quando a festa popular se transforma no sentido de atrair turistas.
b) Há uma relação entre tempo livre (lazer) e tempo de trabalho?
Sim, em momentos de festa percebemos a não-separação entre tempo de trabalho e tempo livre, com o trabalho muitas vezes simbolizando o compromisso, dedicação e paixão acima de tudo, fugindo do significado cotidiano.
3 – Explique e justifique as correntes de estudos sobre a festa.
Há duas correntes principais, a primeira afirma que a festa é uma transgressão ou inversão das regras sociais, sendo ela visualizada como uma ruptura no cotidiano. Ela se aproxima dos estudos tradicionais que também tratam lazer e trabalho como opostos. A segunda sugere que a festa não rompe o cotidiano e as regras sociais estão presentes na mesma. Lida com a dimensão que percebe a continuidade das regras nas diferentes esferas, porem aceita a possibilidade de extrapolação na festa. Na segunda corrente festa e trabalho são contínuos, se aproximando de estudos contemporâneos do lazer onde não há oposição e sim polos complementares.
4 – Justifique a seguinte afirmação: “A festa é uma atividade mobilizadora da entidade turísticas”
O turista se interessa pela festa por esta representar manifestações culturais diferentes de seu local de origem. Assim, consome a festa, o espetáculo, buscando registrar tudo o que acontece, permutando símbolos, significados, serviços e