Quando Surgiram Os Primeiros Programadores
Ada Lovelace, a pessoa que começou esse negócio de programar. Sim, uma mulher. A Condessa de Lovelace, escreveu um programa para ser utilizado na máquina analítica de Charles Babbage. O algoritmo que Ada escreveu entre 1842 e 1843 calculava a sequência de Bernoulli, conhecida também como a Lei dos Grandes Números. Como a História se atém a documentos para definir marcos e fatos, esse artigo é considerado o primeiro programa de computador.
Há quem duvide que Ada é a primeira programadora. Se voltarmos um pouco no tempo, em 1804 especificamente, encontramos a história de Joseph-Marie Jacquard, um francês que inventou o Tear Mecânico. Não contesto que esse famoso indivíduo pode ser considerado o pai da programação. Olha só a história.
Ainda novo, foi dada uma tarefa a Jacquard, a de alimentar os teares com novelos e linhas coloridas para formar os desenhos nos tecidos que estavam sendo fiados. Uma tarefa puramente manual e chata, pois ele tinha que ficar trocando os fios e as linhas a cada passagem da laçadeira. Jacquard percebeu que as mudanças seguiam uma certa lógica e inventou um processo de cartões perfurados que definiam padrões nas laçadeiras e assim o trabalho do tecelão seria trocado para algo automático
O inventor concebeu também um tear mecânico capaz de ler esses cartões perfurados. Em 1801 foi a primeira demonstração prática do invento. Nesse caso, os padrões em cartão perfurado que o francês inventou para as máquinas de tear podem ser considerados programas, no mínimo algoritmos. É tanto que os primeiros computadores tinham uma interface que recebiam algoritmos em cartões perfurados para computar informações. Fortran, por exemplo, é uma linguagem puramente em cartão perfurado.
Mais tarde, assim como Jacquard, o americano Herman Hollerith percebeu que conseguiria codificar informações em cartões perfurados. O propósito foi codificar os dados do censo de 1890 dos Estados Unidos nos tais cartões. Para tanto, ele