Sistema operacional
O Sistema Operacional é uma parte muito importante do sistema de computadores, que é composto pelo hardware, o sistema operacional, os programas aplicativos e os usuários. É o responsável pelo controle desses recursos, coordenando e controlando o uso dos hardwares pelos programas aplicativos utilizados pelo usuário.
Há duas perspectivas com relação ao SO. Há a visão através do usuário, e a visão através do Sistema.
Quando se fala em SO através do usuário uma das principais preocupações, além da interface gráfica, é a facilidade do uso pelo mesmo. Já quando se fala do ponto de vista do Sistema, o SO deve ser projetado para maximizar a utilização dos recursos, alocando o uso dos recursos de forma que haja uma usabilidade individual. Por ser um sistema que lidar com inúmeras solicitações concorrentes e não, ele precisa gerenciar essa alocação para que seja operado eficientemente e com justiça, atuando como um programa de controle.
Visto isso, pode-se perceber que o SO tem como principal objetivo a eficácia para o usuário, através da eficiência do sistema, ou seja, todos os componentes do sistema de computação trabalhando em conjunto devem chegar ao objetivo do usuário, sendo assim eficaz.
Com o passar dos tempos, era notável a importância da comunicação entre os hardwares e o SO, e essa necessidade de se complementarem fez com que fossem criados diversos sistemas computacionais.
Um dos primeiros a surgir foi o Sistema Mainframe, que foram os primeiros computadores usados para aplicações comerciais e científicas. Começando pelo sistema batch, onde havia a operação de apenas uma aplicação até os sistemas de tempo compartilhado.
Os computadores compostos pelo sistema batch eram enormes, e operadas a partir de um console. O usuário não interagia diretamente com o computador, ele prepara o Job (que usava como mídia cartões perfurados) e passava ao operador. Esse tipo de SO estava sempre residindo na memória e para que a velocidade de