Qualquer
DESTILAÇÃO DE CACHAÇA
Curso: Engenharia Elétrica Turma: 1° Período Sala: 214
Professora: Karina Sanderson
Data: 23/04
Nome dos Componentes do Grupo Nota
RESUMO
Através do procedimento de destilação fracionada, na qual consiste em separar duas ou mais substancias que apresentam pontos de ebulição muito próximos. Usando a cachaça como produto principal, onde utilizamos uma temperatura de média de 79°C na qual obteve-se o álcool etílico, onde pode-se realizar o cálculo da densidade pela razão entre a massa e o volume. Obteve-se o valor de 0,82075 g/ml o qual apresentou boa concordância com o valor reportado na literatura, que é de 0,83 g/ml.
INTRODUÇÃO
Destilação fracionada é o processo de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam diferentes pontos de ebulição, presentes em uma mistura. Ela é um processo de rejuvenescimento, separação e loteamento dos produtos da mistura e é empregada quando os pontos de ebulição dos componentes de uma mistura são próximos e não é possível realizar uma destilação simples. Com o subproduto da cachaça, o álcool etílico, iremos determinar a densidade do mesmo através da função D=g/mL, tendo como objetivo determinar a densidade do álcool etílico.
PARTE EXPERIMENTAL
Para determinar a densidade do álcool etílico, foi utilizado em laboratório o método de destilação. Para tal experimento utilizou-se os seguintes materiais: 01 Balão de fundo redondo 250ml; 01 Manta de aquecimento; Cabeça de destilação (adaptações para o condensador, vareta de vidro); 01 Termômetro de 0 a 200°C; 01 Rolha para termômetro; 01 Condensador; 01 Proveta graduada de 100 ml; 01 Proveta graduada de 50 ml; 02 Suportes universais; Garras; Mufas; 02 Pipetas de 10 ml; 02 Béqueres 50 ml; 02 Pêras; 01 Funil;