Qualquer coisa
Publicado em 8/9/2011 | Autor Vicente
O VMware 5.0 foi lançado poucas semanas atrás e trouxe muitas novidades para a virtualização de servidores. Para ajudar aos que recentemente começaram a utilizar virtualização, o Blog do Vicente fez este tutorial.
Algumas observações antes de começar:
Assim como a versão 4.0, o VMware ESXi precisa de um processador 64 bits. Acredito que todos os processadores
Xeon e Opteron lançados nos últimos 4 ou 5 anos sejam compatíveis.
É necessária uma placa mãe com suporte à tecnologias de virtualização do processador (VT para processadores Intel e AMD-V nos processadores AMD). Se você utiliza computadores comuns, tome cuidado, pois normalmente as placas-mães comuns não possuem este recurso.
Você precisará registrar-se no site da VMware, anotar o número de série que será criado para sua(s) instalações e baixar: O iso do VMware ESXi 5.0
O iso com as VMware Tools
O instalador do cliente do VMware ESXi
A instalação do VMware, DESTROI todos os dados do computador em que será instalado. Não é possível utilizar Dual boot com Windows ou qualquer outro sistema operacional.
Depois de instalado, você não poderá utilizar a console do servidor. O acesso às máquinas virtuais só poderá ser realizado a partir da rede (utilizando Remote Desktop no Windows ou ssh ou X para servidores Linux/BSD/Solaris) ou pela console do VMware. Caso queira manter o sistema operacional do computador, utilize o VMware Server ou o
VMware Player, que são instalados dentro do Windows ou Linux.
Neste tutorial foi utilizado um servidor Dell PowerEdge 2950. Foi optado por efetuar a instalação pela placa de controle remoto do servidor (DRAC). Se você tem servidores IBM ou HP também é possível utilizar as placas de controle remoto destes servidores.
1) Grave o iso do instalador do VMware ESXi, e boote por ele no servidor e escolha a opção conforme