Qualidade
TRABALHO INDIVIDUAL
5º SEMESTRE
Trabalho de Graduação Interdisciplinar
Faculdade Unopar
2013
Ingrid Fernanda Flavio das Neves – RA 756413
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Hospitalar da Unopar – Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas: Gestão da Qualidade e Indicadores Hospitalares; Auditoria e Avaliação da Qualidade; Marketing de Serviços e de Relacionamento; Ética, Política e Sociedade; Metodologia Cientifica.
Orientadores: Profº: Larissa Gutierrez; Lacir Leiser; Marcos Marques; Marcia Bastos; Rodrigo Trigueiro.
TRABALHO SOBRE:
GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS MEDICO - HOSPITALARES
1 – INTRODUÇÃO:
Síntese do texto
Podemos dizer que devido a precariedade no Sistema de Saúde brasileiro as instituições vem investindo na implantação de programas de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), sendo que muitas ainda não conseguem atingir a certificação pois possuem muitos critérios para alcança-los. Outras organizações acham que o custo com a implantação do SGQ vai ser auto, tendo assim outras prioridades.
As instituições de saúde tem a necessidade buscar a excelência em suas atividades, pois os usuários estão cada vez mais exigindo melhorias quanto ao atendimento, e por isso a concorrência fica cada vez mais cerrada entre as organizações de saúde. Ocorrem ainda muitas divergências quanto ao atendimento que são: erros em procedimentos, longa espera no atendimento aos usuários, deficiência na capacitação dos seus profissionais, ou até mesmo não ter profissionais para exercerem as funções de acordo.
No Brasil estima-se apenas de 5% das Organizações de Saúde possuem o Sistema de Gestão de Qualidade, sendo que de 2006 a 2008 o numero de instituições certificadas pela ONA passou de 66 para 129, sendo 195% de crescimento. Nos países desenvolvidos e no Brasil deixam a desejar em termos de desempenho em qualidade no setor de serviços médico-hospitalares, sendo assim verificado que o Brasil é o pais que