Qualidade
Recursos naturais consumidos e resíduos gerados. (Exemplos)
Recursos: Água, energia elétrica, GLP e folhas de papel.
Resíduos gerados: Emulsões oleosas, material contaminado com óleo, folhas de sulfite, copos e garrafas plásticas.
Dois pontos fortes e dois pontos fracos relacionados à questão ambiental.
Pontos fortes: Gestão de resíduos (entradas e saídas central de resíduos) e Separação e organização dos resíduos.
Pontos fracos: Conscientização das pessoas quanto ao descarte dos resíduos em locais corretos e reduzir o consumo de energia elétrica.
Principais Aspectos:
Consumo de Energia Elétrica (KWH) / 1000 Peças Produzidas
* Consumo de água / Funcionário
* Descarte de Copos e Garrafas Pet (Kg) / Funcionário
Planos de minimização dos impactos ambientais.
Energia Elétrica
O consumo de energia elétrica baseado na produção do novo mix de peças, que gera um consumo maior, já demonstra uma estabilidade desse indicador, porém, ainda dentro da meta estabelecida. A campanha de conscientização implementada para evitar o desperdício de energia elétrica será mantida. Na última auditoria realizada pela SGS, o auditor nos sugeriu que não estabelecessemos metas para indicadores para os quais não hajam possíveis ações de redução, mantendo-os apenas monitorados.
Consumo de água
Os valores obtidos no 3º trimestre, demonstram uma evolução satisfatória para atingirmos a meta, porém, a média móvel (1,19 m3/funcionário) ainda está acima da meta estabelecida de 1,04 m3/funcionário. Com a conclusão das ações de substituição das descargas dos banheiros por modelos mais econômicos, esperamos atingir a meta até dezembro de 2012. A campanha de conscientização implementada para evitar o desperdício de água será mantida.
Descarte de copos e garrafas pet
No final do 3º trimestre apesar do indicador estar abaixo da meta, pode-se observar que a média móvel está acima, ou seja, 0,706 Kg/funcionário, contra a meta de 0,691