Qualidade
Para que as organizações funcionem de forma eficaz, elas têm que identificar e gerenciar processos inter-relacionados e interativos.
A identificação sistemática e a abordagem dos processos empregados na organização e, particularmente, as interações entre tais processos são conhecidas como “Gestão por processos”.
O Mapeamento de Processo dentro de um sistema de gestão da qualidade implantado é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de implantar uma nova estrutura voltada para processos.
O mapeamento também auxilia a empresa a enxergar claramente os pontos fortes, pontos fracos (pontos que precisam ser melhorados tais como: complexidade na operação, reduzir custos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos, excesso de documentação e aprovações), além de ser uma excelente forma de melhorar o entendimento sobre os processos e aumentar a performance do negócio.
Alguns benefícios:
Melhor entendimento do negócio como ele é e como ele deve ser;
É possível analisar e melhorar os processos de negócio;
Requisitos mais claros, tornando o desenvolvimento de sistemas mais fácil de gerenciar;
Redução do tempo de execução;
Melhoria da qualidade;
Padronização.
3. Conclusões
Ao analisar o exposto no desenvolvimento desse artigo, os benefícios em implantar sistemas de gestão da qualidade em empresas da construção civil oferecem melhorias para várias partes interessadas:
Para as empresas, a oportunidade de aumentar sua competitividade, por meio da redução de desperdícios, melhor formação dos profissionais, melhor gestão e acesso aos projetos, materiais, componentes e adequação das normas técnicas.
Para os contratantes do setor público, a oportunidade de utilizar seu poder de compra como forma de selecionar os fornecedores com maior qualidade, otimizando o uso dos recursos públicos,