geriatria
O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Educação Física – FACSUL, da disciplina Estágio Supervisionado II, ministrada pelo professor Rubens Silva Arguelho, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado na Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, no período de 04 de setembro a 27 de novembro de 2013.
O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a seguinte estrutura: introdução, sendo uma breve justificativa, dividido em fase de observação, de co-participação e de regência, contendo os planos diários; e anexos que contêm as atividades realizadas em no ambiente da escola e ou quadra. Como professor de Educação Física, constantemente ouço, de um ou de outro aluno, que “a Educação Física é a aula que todas as crianças mais adoram diferente das outras matérias”, tornando-a assim muito rica. Antes, é preciso mudar o conceito que se tem dessa disciplina.
É preciso reconhecer que ela é fruto do trabalho humano desde da antiguidade e, como tal, está sujeita a erros e acertos. É preciso também reconhecer que ela evolui e se modifica no tempo, em função do uso que se faz dela. Por isso, faz-se