qualidade
“Segundo Gil,Antônio (1999,p.133) a busca da qualidade total ocorre segundo o condicionamento de muitos fatores. Aspectos comportamentais, culturais, de momento histórico são capitais para o sucesso da implantação de programas da qualidade”.
Para Crepaldi2009,p.2) “a importância da auditoria quando diz que, uma empresa representa um conjunto de transações complexas que envolvem aspectos operacionais, sociais e societários de várias grandezas, e para saber sobre os controles, as técnicas contábeis, os procedimentos tributários e a obediência às normas regulamentadoras, a auditoria torna-se um elemento fundamental no sistema de informações, medição de desempenho e prestação de contas da administração”.
“Para começarmos a falar em auditoria da qualidade, é preciso que mudemos a conotação de fiscalização normalmente atribuída à palavra auditoria. Como diz Falconi Campos, a auditoria, no âmbito da qualidade, deve ser praticada e vista como uma oportunidade de dar orientação para a melhoria’’. Pearson Education do Brasil(2011)
Gil,Antônio (1999,p.134)ainda ressalta que “temos que aprender, aplicar, usar, adaptar toda a tecnologia existente acerca da qualidade. A forma de seu desenvolvimento, implantação e operacionalização, porém, necessita ser trabalhada, internamente, em nível da sociedade, dos empreendimentos, dos governos, das empresas”. Gil, Antônio (p.134)
No entanto,Crepaldi (2009,p.2)acrescenta: ‘’pode-se considerar que a auditoria torna-se imprescindível como instrumento no combate e prevenção de irregularidades, e como pode ser utilizada por todo tipo de empresa, com ou sem fins lucrativos, é uma ferramenta de gestão empresarial que faz parte de qualquer ramo de atividade e independe do tamanho da entidade’’. “As auditorias podem ser conduzidas por pessoal interno ou externo. Embora nada impeça que uma empresa conte com consultores externos para auditar sistemas, processos e produtos a