Qualidade
O Seis Sigma segundo Ramos, é um conceito que melhora significativamente os ganhos com a qualidade da produtividade organizacional.
A administração moderna não pode mais buscar interesses egoísta, pois hoje é preciso buscar satisfação do clientes, colaboradores, investidores, etc. Assim a sustentabilidade empresarial será satisfatória, principalmente participando dos programas e sistemas que colaboram para seu desenvolvimento sustentável.
Custo da Qualidade
A Qualidade é utilizada cada vez mais nas empresas. Podemos definir qualidade como a capacidade para atingir os objetivos operacionais visados.
Produzir com qualidade implica dizer que teremos que investir, ou seja, ter custos para inspeção e prevenção para que se produza bem e haja satisfação do cliente ao produto/serviço final.
Na avaliação, temos: a verificação de registros, fiscalização, inspeção de chegada, verificação de faturamentos, revisão de projetos, entrevistas de demissões, auditoria dos estoques.
Na prevenção temos: procedimentos para treinamentos, planejamento em longo prazo, avaliação de fornecedores, planejamento de visitas, pesquisa de mercado, definição de clientes, programa de integração, descrição de funções, manutenção preventiva e treinamentos. São esses os custos cruciais que qualquer empresa obrigatoriamente terá de ser devidamente qualificados. Porém algumas falhas podem ocorrer na implantação do custo da qualidade, como:
• Custos da qualidade não incorporados ao sistema de custo da empresa;
• Coleta de dados e informações inadequadas e sem tratamento contábil;
• Sistemas de custos sem contas específicas para os vários custos da qualidade;
• Apropriação dos custos da qualidade feita através de “ilhas” e não