energia eolica
Mas o que é “Energia Eólica”?
A energia eólica é a energia obtida pelo movimento dos ventos. É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares. O vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba geradora de eletricidade.
Origem
Os moinhos de vento foram inventados pelos egípcios os primeiros a fazer uso prático do vento. Em torno do ano 2800 a.C. eles começaram a usar velas para ajudar a força dos remos dos escravos. Eventualmente, as velas ajudavam o trabalho da força animal em tarefas como moagem de grãos e bombeamento de água. Depois na Pérsia no séc. V onde os moinhos foram usados para bombear água para irrigação. A utilização desse tipo de energia tem aplicações milenares, e foi uma das primeiras formas energéticas de tração, não animal, utilizada pelo homem para mover os barcos, impulsionados por velas, ou fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos e bombeamento de água.
A geração de eletricidade pelo vento começou em torno do início do século, com alguns dos primeiros desenvolvimentos creditados aos dinamarqueses. Pelo ano de 1930, cerca de uma dúzia de firmas americanas estavam fazendo e vendendo esses "carregadores de vento", na maior parte aos fazendeiros do ventoso Great Plains. Tipicamente, essas máquinas poderiam fornecer até 1000 Watts de potência quando o vento estivesse soprando. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de idéias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia. No início da década de 70, com a crise mundial do petróleo, houve um grande