Termos linguisticos
O autor defende seu ponto de vista e reforça seus argumentos de insatisfação dizendo que "Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino" e enfatiza ao dizer que “o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer”.
02- No primeiro trecho observamos a necessidade de um conhecimento de mundo, pois é importante saber previamente quem foi Abraham Lincoln e no segundo trecho o conhecimento textual.
a) - É muito importante ter conhecimentos prévios e das experiências já vividas para ter uma boa interpretação dos textos, saber sobre o assunto e conhecer o personagem da história de Abraham Lincoln, seria importante também, ter algum conhecimento sobre o Discurso de Gettysburg, assim, compreenderíamos melhor que o autor queria dizer que bom seria se todos, inclusive os membros do poder judiciário brasileiro, lograssem ser sucintos como o presidente Abraham Lincoln, que levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863).
b) É importante saber sobre a ação penal do “Mensalão” em especial que o ministro do STF Joaquim Barbosa conclui o relatório da ação penal com resumo de tudo o que ocorreu no processo, incluindo as teses de acusação e defesa. Isso porque o autor entende que seria de grande valia se essas peças