Qualidade
FAMA – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA
RONALDO VIEIRA DA PAIXÃO
A GESTÃO DA QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
Mariana
2011
FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA
FAMA – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA
RONALDO VIEIRA DA PAIXÃO
A GESTÃO DA QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
Mariana
2011
RESUMO
De modo a se tornarem mais competitivas, as organizações necessitam que as funções básicas representadas pelos diversos departamentos de sua estrutura apresentem resultados excelentes. A Manutenção, como função estratégica das organizações e responsável direta pela disponibilidade dos ativos, tem uma importância capital nos resultados da empresa. Portanto a importância na aplicação dos indicadores.
Palavras-chave: Indicadores; qualidade; manutenção; competitividade
INTRODUÇÃO
Os novos modelos de organizações buscam permanecer no mercado de maneira participativa e crescente. Isso significa caminhar de um determinado desempenho para uma melhor performance. O caminho que se percorre de uma para outra situação deve ser monitorado por indicadores. Somente os indicadores permitem uma quantificação e acompanhamento dos processos, eliminando a subjetividade e propiciando as correções necessárias. Ou seja, os indicadores são dados chave para a tomada de decisão.
A manutenção é vista atualmente, pelas empresas como uma atividade que deve proporcionar redução nos custos de produção e o aumento da sua produtividade. Buscando assim gerenciar todos os processos com foco na qualidade.
DESENVOLVIMENTO
Na economia globalizada dos dias de hoje, a sobrevivência das organizações depende de sua habilidade e rapidez de inovar e efetuar