qualidade
Redação de um artigo científico sobre Qualidade nas Organizações
Este trabalho é parte da nota G3
O que é um artigo científico?
Um artigo científico apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.
Como se faz?
Um artigo apresenta uma redação chamada técnico-científica, diferente da utilizada em outros tipos de textos como o literário, o jornalístico e publicitário.
O artigo deve retratar a) conhecimento do assunto; b) foco no que se está escrevendo; c) leitura adequada do material pesquisado; d) empenho científico
Como é sua estrutura?
O artigo científico possui a mesma estrutura dos demais textos, apresentando elementos prétextuais, textuais e pós-textuais.
Os elementos pré-textuais também chamados de parte preliminar apresentam as informações iniciais necessárias para melhor caracterização e reconhecimento da origem e autoria do trabalho, compondo-se de:
a) título e subtítulo (se houver) que figuraram na página de abertura do artigo, na língua do texto. b) autoria: nome completo do(s) autor(s) na forma direta,
c) resumo: (condensação do texto), redigido pelo(s) próprio(s) autor(es), máximo de 10 linhas.
d) palavras-chave: são palavras (no máximo 4) significativas, retiradas do texto, que representam o seu conteúdo, agrupam os artigos por assunto, para que possam ser localizadas mais facilmente nas bibliotecas.
Os elementos textuais são os elementos que compõem o texto do artigo. Dividem-se em introdução, desenvolvimento e considerações finais.
Introdução
É a parte do trabalho onde o assunto é apresentado como um todo, sem detalhes. Deve fornecer uma visão geral da pesquisa realizada, incluído a delimitação do tema e do problema tratado, a formulação de hipóteses, a justificativa, os objetivos e a metodologia de abordagem e/ou procedimentos.
Desenvolvimento
Parte principal e mais extensa do trabalho, deve ser exposta a fundamentação teórica, a